Skip to content

Sinalização de Segurança: qual o seu papel na Segurança do Trabalho?

sinalização de segurança

A segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho é uma preocupação fundamental. Uma das formas mais efetivas de prevenção de acidentes e da promoção de um ambiente de trabalho seguro. 

Conjunto de sinais visuais, cores e símbolos, a sinalização de segurança é utilizada para alertar sobre os riscos e perigos existentes em um ambiente de trabalho. Trouxemos no artigo de hoje, o que é a sinalização de segurança e qual o seu papel na segurança do trabalho. Boa leitura! 

O que é sinalização de segurança

Como falamos rapidamente, a sinalização de segurança é o conjunto de todos os elementos visuais que informam e auxiliam na identificação de áreas de perigo e medidas de segurança. Ela é uma medida fundamental em locais onde há circulação de pessoas, especialmente em espaços que apresentam riscos à saúde do trabalhador. 

Seu objetivo é prevenir acidentes, indicar a localização de equipamentos de segurança, delimitar áreas de risco, identificar tubulações de produtos químicos, alertar sobre riscos existentes no ambiente, entre outros.  

Qual o seu papel na segurança do trabalho?

Por ser uma série de sinais visuais e identificadores que alertam sobre perigos específicos presentes no ambiente laboral, a sinalização de segurança deve proporcionar informações claras e imediatas sobre os riscos associados a determinadas áreas, equipamentos ou atividades. 

A correta utilização da sinalização contribui para a conscientização dos trabalhadores, orientando-os sobre procedimentos seguros, restrições e medidas preventivas. Além disso, ela também facilita a resposta rápida em situações de emergência, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. 

O que é a NR-26

Responsável por estabelecer medidas quanto à sinalização e identificação de segurança nos locais de trabalho, a Norma Regulamentadora 26 (NR-26) traz requisitos e diretrizes para garantir a eficácia da sinalização e a proteção dos trabalhadores. 

Seu principal objetivo é estabelecer diretrizes para a sinalização de segurança e a identificação de perigos nos locais de trabalho. As exigências da NR-26 se aplicam a todos os estabelecimentos ou locais de trabalho, independente do setor de atuação. 

Principais tipos de sinalização

A sinalização de segurança é classificada em oito tipos segundo sua finalidade e função. Continue lendo e saiba quais são! 

Sinalização de proibição

A sinalização de proibição é o tipo de sinalização utilizada para indicar áreas ou atividades que são proibidas no ambiente de trabalho. Sua principal função é alertar os funcionários sobre restrições no local, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. 

Sinalização de perigo

Já a sinalização de perigo é utilizada para alertar sobre os riscos e perigos existentes em um ambiente de trabalho. Com o objetivo de alertar sobre áreas de risco elétrico, produtos químicos perigosos e superfícies escorregadias, esse tipo de sinalização deve ser colocada em locais bem visíveis e de fácil compreensão. 

Sinalização de alerta

Esse tipo de sinalização é utilizada para alertar sobre situações que exigem atenção especial por parte dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Ela é usada para alertar pisos molhados, áreas de circulação com baixa visibilidade, uso obrigatório de EPIs, entre outros. 

Sinalização de cuidado

A sinalização de cuidado é a sinalização usada para alertar os trabalhadores sobre situações que exigem maior atenção por parte dos trabalhadores e visitantes em um ambiente de trabalho. Sua função é informar sobre situações que mesmo não apresentando perigo imediato, podem causar acidentes se não forem tratados com cautela. 

Sinalização relacionada a incêndio 

Como o próprio nome diz, a sinalização relacionada a incêndio é utilizada para orientar as pessoas em caso de incêndio no local de trabalho. Seu objetivo é indicar possíveis rotas de fuga, saídas de emergências, os equipamentos de combate a incêndio e as áreas de refúgio. 

Sinalização de informações gerais de segurança e emergência

Outro tipo de sinalização é o de informações gerais de segurança e emergência que tem como objetivo indicar a localização de equipamentos de segurança, as rotas de fuga ou até áreas de abrigo. Ela é muito utilizada para informar sobre aspectos relevantes do ambiente em um ambiente de trabalho.

Sinalização de orientação 

Já a sinalização de orientação tem como função orientar as pessoas em relação às direções, locais e serviços disponíveis em um ambiente de trabalho. Com isso, ela facilita o tráfego dos trabalhadores, evita aglomerações e contribui para o bem-estar dos trabalhadores e visitantes. 

Sinalização de aviso

A sinalização de aviso é utilizada para chamar a atenção dos trabalhadores em relação a comportamentos ou atividades. Seu principal objetivo é prevenir acidentes nos locais de trabalho e informar o funcionário sobre formas de mitigar os riscos. 

Quais são as cores utilizadas 

Além de estabelecer as diretrizes sobre o uso da sinalização de segurança, a NR-26 determina as cores que devem ser adotadas para indicar os riscos existentes. Elas têm como finalidade ajudar a identificar mais rapidamente do que se trata um determinado aviso. São elas:

  • vermelho: utilizada para indicar equipamentos de combate a incêndio, além de ser usada para indicar áreas de risco e sinalizar emergências. 
  • amarelo: já a cor amarela é usada como forma de prevenção e advertência. Ela é utilizada para sinalizar áreas de cuidado, como pisos escorregadios ou degraus elevados. 
  • branco: empregada nas áreas de circulação e para identificar áreas específicas dentro de um local de trabalho. 
  • preto: a cor preta é utilizada para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. 
  • violeta ou púrpura: indicar perigos provenientes das radiações penetrantes e partículas nucleares.
  • laranja: o laranja é usado para indicar o perigo, sendo empregado nas partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos, faces externas de polias e engrenagens, botões de arranque de segurança, dispositivos de corte, borda de serras e prensas. 
  • verde: já o verde indica segurança, sendo utilizado para identificar saídas de emergência, rotas de fuga, equipamentos de primeiros socorros e áreas seguras.
  • azul: empregado para identificar equipamentos relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores. 

Qual a importância da sinalização de segurança 

Por ter como objetivo alertar, orientar e informar sobre os riscos e perigos existentes no ambiente de trabalho, é fundamental implementar a sinalização de segurança em uma organização. Conheça os principais motivos a seguir:

Prevenção de acidentes

A implementação da sinalização de segurança é crucial na prevenção de acidentes, sendo uma medida proativa que visa alertar, informar e orientar as pessoas sobre os potenciais riscos existentes em determinados ambientes. Por isso,  ao fornecer sinais visuais claros e compreensíveis, a sinalização contribui para a conscientização dos indivíduos em relação aos perigos presentes, permitindo que adotem comportamentos seguros e evitem situações de risco. 

Conscientização sobre riscos

Ao serem expostos a sinais claros e compreensíveis, os colaboradores e usuários de um espaço tornam-se mais conscientes dos riscos associados a determinadas áreas, equipamentos ou atividades. Isso, por sua vez, estimula a adoção de comportamentos seguros e o cumprimento de normas de segurança, reduzindo significativamente as chances de acidentes. 

Além disso, a sinalização de segurança também atua como um meio educativo e informativo, capacitando as pessoas a tomarem decisões mais seguras, promovendo uma cultura de prevenção e proteção contra potenciais riscos.

Ambientes de trabalho mais produtivos

Por fornecer informações visuais claras sobre os riscos presentes e os procedimentos de segurança, a sinalização permite que os colaboradores se movimentem de maneira segura e eficiente, sem interrupções desnecessárias. 

Nesse sentido, ambientes de trabalho onde a sinalização de segurança é adequadamente implementada geralmente experimentam uma redução nos acidentes, diminuindo os períodos de paralisação e absenteísmo. 
Esperamos que tenham gostado do conteúdo de hoje. Caso queira saber mais sobre saúde e segurança no trabalho, não deixe de conferir o blog da Dili. Até a próxima!

Posts Recomendados